REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - FESTA DO BATISMO DO SENHOR - Lc 3, 15-16.21-22 - ANO C

PREÂMBULO

Com a festa deste domingo, o Batismo do Senhor, termina o tempo do Natal e começa o Tempo Comum.

O BATISMO DE JOÃO

O que impressiona, por primeiro, em João é a sua humildade - algo muito raro - Ele diz que não é digno nem de desamarrar as sandálias de Cristo. O batismo dele era conferido somente àqueles que ouviam a sua pregação e se convertiam. Era um batismo de conversão e remissão dos pecados. Mas João faz logo uma distinção: "Eu batizo com água, mas Ele vos batizará com o Espírito Santo."(...)


SE JESUS NÃO TINHA PECADOS, POR QUE ELE PRECISOU JEJUAR POR QUARENTA DIAS, DEIXOU-SE TENTAR PELO DEMÔNIO E SE BATIZAR POR JOÃO?

Jesus assumiu, por inteiro, a condição humana. Quis sentir a nossa fome e sede (Episódio da Samaritana), os nossos cansaços, dormindo no fundo da embarcação, sentir as sequelas morais e psicológicas dos nossos pecados no jardim das oliveiras. Até no momento de João, Ele entra na fila dos pobres e pecadores, atitude continuada do que se passou em Belém e Nazaré. Só que, como não tinha pecados, ele não foi purificado pela água, mas purificou a água. Pelo seu contato humano, transmitiu à água a força santificadora, que ela ainda hoje opera em nosso batismo.
De resto, o jejum de quarenta dias e as tentações são lições para nós de como devemos nos comportar diante da nossa fraqueza humana, lições tão verídicas como se ele estivesse falando hoje. Lição, por exemplo, de não contemporizar com a sugestão malígna.

INSTITUIÇÃO DO SACRAMENTO DO BATISMO

Embora o sacramento do batismo só tenha começado a ser ministrado depois da Ressurreição de Jesus com a ordem que ele deu de ensinar e batizar todos os povos, é tradição de que a instituição desse sacramento se deu no momento do batismo de Jesus quando a água recebeu a sua força santificadora - vide "Dicionário Enciclopédico da Bíblia" - pág. 164).

AO SAIR DA ÁGUA, OUVE UMA VERDADEIRA "EPIFANIA"

Antes de mais nada, saibamos que "Epifania" é uma palavra grega que significa a "manifestação de uma divindade". De fato, no batismo, a divindade de Jesus é revelada pelo próprio Pai Eterno sob a presença do Espírito Santo. O "sair da água" na bíblia sempre foi ponto de partida para uma libertação e um trinfo. Foi a saída da água do Mar Vermelho o ponto decisivo da libertação dos judeus da escravidão do Egito. Foi saindo das águas do batismo que Jesus começou sua vida pública, ou seja, "passou a ser o Moisés do povo da Nova Aliança", como diz o biblista Frei Clarêncio Neotti.
Aqui nós vemos o ponto de encontro entre a natureza divina e a natureza humana reunidas em Cristo. Como "homem", ele procura esvaziar-se inteiramente do Deus que era entrando na fila dos penitentes que procuram o batismo de João. Como Deus os céus se abrem e testemunham a origem excelsa desse penitente, alinhado voluntariamente aos homens.

REFLEXÕES

a) Qual o significado para nós desse episódio de Jesus, que se meteu na fila dos penitentes de João para ser batizado por ele e do fato de deixar ser tentado pelo demônio?
b) Qual a relação do batismo de Jesus outrora e o nosso batismo hoje?

- SERÁ QUE LEVAMOS A SÉRIO O NOSSO BATISMO?
- JESUS PARTIU DO SEU BATISMO PARA A VIDA PÚBLICA. SERÁ QUE O FATO DE TERMOS SIDO BATIZADOS NOS PRIMEIROS MOMENTOS DE NOSSA VIDA NÃO ESTÁ SENDO UMA COISA APAGADA E SEM LIGAÇÃO NENHUMA COM A NOSSA VIDA DE HOJE?

FRANCISCO VALMIR ROCHA

Nenhum comentário :