ENCONTRO NACIONAL DE PRESBÍTEROS DEVE REUNIR MAIS DE 500 SACERDOTES

O 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) marcado para os dias 3 a 9 de fevereiro, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), reunirá mais de 500 sacerdotes dos 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Este ano o encontro será especial por estar comemorando os 25 anos do primeiro ENP. O tema discutido será o “Ano Sacerdotal”, convocado pelo papa Bento XVI, no ano passado(...)


Números

Ao todo, estão inscritos para o encontro 528 presbíteros de todo o país. Divididos por regionais, nove são do Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima); e 18 do Regional Norte 2 (Pará e Amapá). Dos regionais do Nordeste, o número é mais elevado. São 21 padres do Nordeste 1 (Ceará); 36 do Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); 37 do Nordeste 3 (Bahia e Sergipe); sete do Regional Nordeste 4 (Piauí) e nove do Regional Nordeste 5 (Maranhão).

No Leste, os regionais Leste 1 (Rio de Janeiro) e 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) serão representados por 30 e 68 padres, respectivamente. Os regionais do Sul terão a maior participação no encontro. Serão 98 do Regional Sul 1 (São Paulo); 32 do Sul 2 (Paraná) ; 40 do Sul 3 (Rio Grande do Sul); e 23 do Sul 4 (Santa Catarina).

O Regional Centro-Oeste (Distrito Federal, Tocantins, Goiás e parte do Mato Grosso) contará com a participação de 28 padres. Os regionais Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Oeste 2 (Mato Grosso) contarão com 8 e 16 padres, respectivamente. E, por último, o Regional Noroeste terá a participação de nove presbíteros. O encontro contará ainda com 39 convidados, de organismos e assessores da CNBB.

Segundo o assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, padre Reginaldo de Lima, durante o 13º ENP, os participantes irão rever os temas estudados e refletidos ao longo destes 25 anos. Refletirão também sobre temas transversais acompanhados de reflexão sobre o presbítero.

Surgimento

O Encontro Nacional dos Presbíteros aconteceu pela primeira vez em 1985. O evento foi criado a partir de um anseio dos presbíteros em terem um espaço de reflexão, oração e troca de experiências. Os quatro primeiros Encontros Nacionais de Presbíteros [de 1985 a 1992] giraram em torno do tema da pessoa do presbítero, olhando para o aspecto da sua vida e do seu ministério.

Do quinto ao décimo [de 1994 a 2004] a temática girou em torno da missão do presbítero em relação ao mundo, com temas como: O presbítero e a globalização; O presbítero e a ação missionária; Presbítero: pessoa e missão, entre outros. Nos último dois eventos retomou-se, novamente, a atenção para a vida e o ministério dos presbíteros.

FONTE:
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=275300

Nenhum comentário :