13 DE DEZEMBRO - DIA DE SANTA LUZIA

VIDA DE SANTA LUZIA

Luzia nasce por volta do ano 280 d.C. em Siracusa, esplêndida cidade litorânea. O pai de Luzia, que talvez se chamava Lúcio, morreu quando ela era muito pequena, por isso a pequena Luzia foi educada pela mãe Eutichia da qual conheceu a verdade do Cristianismo e a mensagem de amor de Jesus. Foi assim que Luzia conheceu as verdades da fé cristã, as histórias dos primeiros cristãos, o martírio deles por amor a Jesus. Assim crescendo, Luzia decidiu se consagrar a Deus, unindo-se a Jesus como uma esposa com o seu esposo, com voto perpétuo de virgem(...)


PEREGRINAÇÃO

Luzia, preocupada pelo agravamento da doença de sua mãe, uma hemorragia considerada incurável, sugeriu a peregrinação ao sepulcro da mártir Santa Ágata em Catânia. Vítima no ano 251 pelo imperador Décio, muitas pessoas iam ao sepulcro para obter as graças porque a fama da gloriosa Santa havia se espalhado em todo lugar por causa dos milagres que aconteciam por sua intercessão. No seu coração, Luzia era certa que teria feito bem também à sua querida mãe.

Eutichia aceitou cheia de esperança, a exortação de Luzia e assim decidiram partir em peregrinação a Catânia, onde chegaram no dia da festa de Santa Ágata: era o dia 5 de fevereiro de 301. Durante a celebração escutaram o trecho do Evangelho de S. Mateus referente a cura da mulher que sofria de hemorragia, curada por ter tocado o manto de Jesus.
Luzia iluminada, propôs à mãe que tocasse o sepulcro de Santa Ágata convencida da potente intercessão da Santa.

O MILAGRE

Enquanto Eutichia tocava o sepulcro, apareceu a Luzia em visão Sta. Ágata que lhe disse “Luzia, irmã minha, porque pedes a mim aquilo que tu mesma podes obter para a tua mãe? Eis, tua mãe foi jà curada pela tua fé. E como por meio meu vem beatificada a cidade de Catânia, assim por meio teu será salva a cidade de Siracusa”.
Luzia disse a mãe “Pela intercessão de Sta. Ágata, Jesus te curou” e imediatamente Eutichia se sentiu retornar as forças e compreendeu que tinha sido curada.

Luzia compreendeu que aquele era o momento justo para revelar a sua mãe a intenção de consagrar-se a Jesus e de querer renunciar a sua riqueza dando o seu dote nupcial aos pobres. Eutichia, que tinha o coração repleto de agradecimento pela graça recebida, aceitou.

A DENÚNCIA

Um jovem da sua cidade, apaixonado por Luzia, desiludido por não poder casar com ela, porque Luzia lhe tinha explicado que ela havia se consagrado a Jesus, se vingou com raiva, denunciando-a ao prefeito romano Pascasio como seguidora de Cristo. O imperador Diodeziano tinha emitido uma publicação que previa uma feroz repressão contra os cristãos.

A PRISÃO

Luzia foi presa e conduzida ao prefeito Pascasio, que a ordenou fazer sacrifícios aos deuses pagãos para renegar a própria fé cristã. Luzia não aceitou, Pascasio se deu conta que não teria obtido nada e então ordenou que a moça fosse levada nas piores zonas da cidade a fim de que fosse violentada contra ela.

OS PRODÍGIOS

Os soldados tentaram levá-la, mas nada conseguia movê-la. Experimentaram também ligá-la com fios, as mãos e os pés, mas nem assim conseguiram, sem explicação a moça continuava fixa como uma pedra. Deus não permitia que ninguém a levassem embora.

O MARTÍRIO

Pascasio furioso, a condenou à decapitação, morte reservada aos condenados de nobre estirpe. Sta. Luzia antes da execução, preanunciou a morte de Diocleziano, que aconteceu poucos anos depois e o final das perseguições terminadas no ano 313 d.C com publicação de Costantino.
Luzia foi morta no dia 13 de Dezembro de 304 e teve sepultura no mesmo lugar onde no ano 313 foi construído um santuário a ela dedicado.

No ano 1039 o general bizantino Giorgio Maniace transferiu o corpo de Santa Luzia de Siracusa a Constantinópole, para tirá-la do perigo da invasão da cidade de Siracusa por parte dos Sarracenos.
No ano 1204 durante a quarta cruzada o Doge de Veneza, Enrico Dandolo, encontra a Costantinópole os restos da Santa, leva para Veneza até o mosteiro de São Jorge e no ano 1280 a transfere para a igreja a ela dedicada em Veneza.

Sta. Luzia salvou tantas vezes Siracusa nos seus momentos mais dramáticos

DEVOÇÃO

A devoção a Sta. Luzia se difundiu logo depois da sua morte, chegando até os nossos tempos. O testemunho mais antigo é uma epígrafe marmórea em grego do IV século descoberta no ano 1894 nas catacumbas de Siracusa.
O Papa Gregório Magno, que viveu entre os anos 590 e 604, inseriu Santa Luzia no cânone da missa romana. Algumas citações se encontram na Suma Teológica de S. Tomás de Aquino. Entre os seus devotos encontramos S. Catarina de Siena, S. Leão Magno.
Dante faz o símbolo da Graça iluminante e se define seu fiel. A considerava protetora da vista e como conta no Convívio, pediu muitas vezes a Ela que curasse os distúrbios dos olhos. A legenda popular narra, que à Santa foram tirados os olhos da órbita, por isso algumas iconografias figuram a Santa com uma bandeja na mão onde os olhos se encontram em cima. Santa Luzia é a protetora da vista.

TRADIÇÃO DE S. LUZIA

No Norte da Itália, na Cecoslovacchia e também na Áustria, se comemora Santa Luzia como portadora de dons para as crianças.
Na Dinamarca e Suécia, a Santa é muito venerada, bem como também na Igreja Luterana.

EPíLOGO

Santa Luzia lançou na história, com o seu martírio, o grito de amor em direção a Jesus.

O seu coração ardia de Amor divino e foi esta força enorme, que a consentiu superar as angústias que vinham do humano. Santa Luzia soube aceitar para si, o sacrifício e a dor, na grande fé naquele Jesus que jà estava na sua alma.

Aquele coração, já livre de pulsar somente de amor, lhe tinha permitido de alcançar as virtudes naquele caminho feito com sucesso para vencer o humano. Elevando os nossos olhos a Santa Luzia, somos inundados por sua luz protetora e pelo aroma das suas virtudes.

Podemos tranquilamente pedir, através da sua poderosa intercessão, que reacenda em nós a chama viva do Amor divino, para fazer nascer as tênuas plantinhas da virtude e a esperança em nossos corações. Também na dificuldade e nas necessidades podemos recorrer ao seu patrocínio, certos de sermos ajudados...

FONTE:
http://digilander.libero.it/raxdi/porto/index2.htm

Nenhum comentário :