INVISÍVEL, MAS NOTÁVEL!

O Evangelho de João diz que ninguém jamais viu a Deus (Jo 1, 18). Nele se lê que João Batista afirmava poder testemunhar que vira Deus porque vira o Filho (Jo 1,34). Jesus deixa claro que se dissesse que não viu, mentiria (Jo 8,55). A Filipe, Ele afirma que quem O viu poderia ter uma ideia de quem era Deus, porque Ele e o Pai viviam a unidade total (Jo 14, 8-12)(...)
Uma pessoa neste mundo viu Deus e provou que o viu. Foi Jesus, que veio Dele (Jo 5,23) Os demais que disseram que viram Deus, pelo seu comportamento, deixaram uma enorme dúvida. É possível alguém ver Deus e fazer o que fizeram? Moisés, mesmo não tendo visto, mas tendo ouvido Deus, desceu da Montanha e mandou matar 3.000 pessoas (Ex 32,28) - era Deus a lhe falar ou ele se confundiu? Se era Deus, então ele não entendeu. Deus disse que não mataria aquelas pessoas (Ex 32,11-14).
Salomão disse que viu duas vezes o Senhor. Era o Senhor ou não? A julgar pelo que fez aos adversários e a maneira como se afastou, o Deus que ele vira duas vezes é de se duvidar que tenha realmente visto. A Moisés Deus diz que o homem não tem condição de vê-lo e querer continuar vivendo neste mundo (Ex 33,20). Jesus deixa claro que um dia seus discípulos O verão no céu porque Ele vive e os seus discípulos viverão aquela experiência (Jo 14,19). Paulo diz aos seus leitores que o que vemos agora é um reflexo meio apagado, como espelho embaçado. Um dia veremos a verdade como ela realmente é (1 Cor 13,12).
Santo Thomas de Aquino diz que é mais fácil sabermos quem Deus não é do que quem Ele é (S.c.gent 1,30), quão pouco sabemos sobre Ele.
Nossa Igreja nos ensina a procurar Deus com a humildade de quem nunca vai vê-Lo como Ele é. Não neste mundo! Somos capazes de Deus, mas há muita coisa que jamais saberemos se Ele não nos socorrer (CIC 27-29;37).
Se uma pessoa for santa e sensata, a primeira coisa que deve fazer quando seus olhos ou ouvidos estiverem vendo ou ouvindo Deus é duvidar de si mesmo e daquela visão ou mensagem. Milhares acreditaram apressadamente e fizeram enorme mal com suas falsas revelações. Se Deus a quer, vai mostrar de maneira clara que se trata do Deus verdadeiro e não de falsos deuses, nem da vaidade do vidente que procura o dinheiro dos crédulos, notoriedade ou poder... Os verdadeiros profetas e os verdadeiros apóstolos nunca deixaram de prevenir contra quem os imitaria. Jesus faz o mesmo. Um dos produtos mais falsos da fé é o falso vidente. Vale a proposta de João e a da Igreja: Ninguém jamais viu a Deus porque Deus não é visível e habita uma luz inacessível (CIC 52; 1 Tm 6,16). Não haverá outra revelação (Cic 66).
Para mim, como católico, está claro. Não posso sair por aí anunciando que vi ou ouvi Deus. Para quem tais visões andam acontecendo, a melhor atitude é procurar ajuda. É experiência grandiosa demais para que alguém decida sozinho. A quase totalidade dos que decidiram enganou-se!

FONTE: PE. ZEZINHO, SCJ

Nenhum comentário :