ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA DE ENSINO RELIGIOSO

Érica Alves

"Levo os alunos a buscar Jesus e ter uma intimidade com Ele."

Apesar de ser uma escola de formação religiosa católica, o Instituto Canção Nova têm alunos de diferentes religiões. Para explicar como essas diferenças são trabalhadas e respeitadas dentro da sala de aula, o cancaonova.com entrevistou a professora de ensino religioso Érica Alves em seu local de trabalho.

Pré-discípula da Comunidade Canção Nova, Érica conta sobre suas experiências com os alunos e fala das aulas práticas que ministra no Instituto(...)


cancaonova.com: Qual o objetivo de ensinar religião nas escolas?

Érica: Eu acredito que a importância do ensino religioso, dentro das escolas, é formar as pessoas para que elas tomem conhecimento sobre as diferenças sociais, raciais e religiosas para que aprendam a respeitá-las. Formar pessoas que possam levar a fé aos outros para que eles acreditem em Jesus.

cancaonova.com: De que forma ele deve ser ensinado para que respeite a crença de cada aluno?

Érica: Na minha sala [de aula] há alunos que são evangélicos ou possuem outras crenças, têm outra espiritualidade; também encontramos muitos jovens que não têm uma religião certa. O que eu tenho feito com os alunos é falar das religiões cristãs, colocando a questão da moralidade, os valores de família, a importância da escola. Hoje, com um mundo tão secularizado, tão fundamentalista, vemos que as famílias precisam do apoio das escolas para equilibrar tudo isso.

cancaonova.com: Como as aulas de religião são ministradas no Instituto Canção Nova?

Érica: Sendo uma escola católica, não tenho como falar mais profundamente de uma outra religião que não seja a católica, mas procuro mostrar caminhos. Desde quando eu trabalho no Instituto Canção Nova procuro dar aulas dinâmicas, de uma forma que os alunos se interessem pelo conteúdo. Tento não passar para eles a mesma experiência que eu tive com as minhas aulas de religião na escola, porque foram experiências negativas. Naquela época, o ensino religioso era ministrado por professores que não tinham muito conhecimento de religião. Isso banalizava as aulas, pois nessa disciplina os alunos podem faltar, não há conceito, ou seja, os alunos não são avaliados.

Eu quis trazer para o Instituto aulas práticas, não só textos sobre religião. Também trabalho textos com os alunos sobre a vida e o autconhecimento. Às quintas-feiras, por graça de Deus, é quando eu dou a maioria das minhas aulas, e é neste dia que acontece a Adoração na Canção Nova. Então, eu levo os alunos a se interiorizarem, a buscar Jesus, a ter uma intimidade com Ele.
cancaonova.com: O Instituto Canção Nova é uma escola de formação católica, mas há alunos de religiões diferentes. Como essa diferença é trabalhada em sala de aula?

Érica: Isso é muito interessante. Vejo que os meus alunos evangélicos (cerca de 5), não querem 'ficar de fora' das atividades que existem no Instituto, principalmente no momento da Adoração. Damos a eles toda liberdade, pois se não quiserem participar, podem fazer outra coisa; mas eles querem estar juntos. Um dia, uma aluna me disse: "Eu sou evangélica, nasci nessa religião, mas, de certa forma, sinto muito a presença de Deus aqui. E estar com os meus colegas é o importante para mim. É isso que me aproxima de Deus".

Tudo o que eu faço para eles, já é pensando também nos evangélicos. Em todas as atividades que eu fiz, eles nunca se sentiram desrespeitados.

cancaonova.com: Como tem sido sua experiência com essa disciplina?

Érica: É uma experiência maravilhosa, mas muito nova para mim. Sou uma professora nova não de idade, mas de experiência. Apesar de ser formada em História, eu trabalhava em um ambiente completamente diferente: Secetaria de Saúde. Hoje, procuro ter um relacionamento mais estreito com os alunos, gosto de conviver com eles, saber de suas vidas; eu os tenho como meus amigos e acredito que eles me têm como amiga. O que de mais interessante eu tenho vivido não é o que eles têm aprendido comigo, mas o que eu tenho absorvido deles, porque tenho aprendido, cada dia mais, com eles; tenho me aproximado mais de Deus no contato com os alunos.; a enxergar a face de Deus em cada um deles que me procura quando está triste, quando está com problemas em casa.

FONTE:
http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=958

Nenhum comentário :