QUAL É A ORIGEM DA FESTA DA SANTA CRUZ - 03 A 13 DE SETEMBRO

De 610 a 641 o imenso Império Bizantino foi governado por Heráclio I. A capital do império era Constantinopla (Bizâncio). Ao império bizantino pertencia a grande parte do Oriente. Haráclio não estava preparado para defender seu imenso território no caso de uma invasão, coisa comum naquele tempo.
E, por motivo de vingança, em 611, os persas invadiram o Império Bizantino. Haráclio tentou um acordo, mas Cosroes Parviz, rei dos persas, não quis nenhum tratado de paz. Os persas tomaram o Egito, a Palestina, a Cilícia, a Armênia, a Síria e parte da Capadócia. Devastarama Cidade Santa. Profanaram os lugares sagrados(...)

O rei Cosroes levou para a Pérsia as relíquias da Cruz de Jesus. Isto revoltou os bizantinos, que eram cristãos fervorosos. Então, motivado pelo sentimento patriótico e religioso, Haráclio preparou-se para uma contraofensiva.
Em 629 derrotou os persas e resgatou os territórios tomados. As relíquias da Cruz foram reconduzidas à Terra Santa de maneira triunfal, de Ctesifonte a Jerusalém, no dia 14 de setembro (Por isso, nesse dia, a Igreja celebra, até hoje, a festa da Exaltação da Santa Cruz). E, a respeito da entrada das relíquias da Santa Cruz em Jerusalém, conta-se a seguinte lenda:
O cortejo era solene. O imperador Heráclio levava as relíquias da Cruz. Na Cidade Santa elas eram esperadas com devoção e grande festa. Iam ser colocadas no altar do Calvário. Mas, quando chegou à porta da Cidade, o imperador não conseguiu mais mover os pés. Eles ficaram presos ao chão. Aí o patriarca Zacarias disse-lhe: "Majestade, lembra-te de que Jesus era pobre, e tu estás ricamente vestido; Jesus tinha na cabeça uma coroa de espinhos, e tu tens uma coroa de ouro; Jesus não usava anéis e calçados com brilhantes como fazes agora". Então o imperador tirou o anel, a coroa de ouro, os sapatos bordados e o manto brilhante. E vestiu-se como pobre. Seus pés ficaram leves, e ele se pôs a andar livremente até o altar do Calvário.

Nenhum comentário :