ESTUDO BÍBLICO SEMANAL - O TEMPLO E AS SINAGOGAS NA ÉPOCA DE JESUS

No tempo de Jesus cada comunidade judaica tem a sua sinagoga. Chega-se a pensar que essa instituição seja tão antiga quanto o próprio povo de Deus (At 15, 21).
A sinagoga é o lugar onde os judeus se reúnem para o serviço divino: a oração e a instrução religiosa. É a "casa do ensinamento". Para o judeu homem a instrução religiosa recebida do pai (essa era parte da responsabilidade do progenitor desde que o menino completava 4 anos) prossegue na sinagoga(...)

Os judeus tinham um só Templo, o de Jerusalém. No tempo de Jesus, porém, havia em Jerusalém cerca de 480 sinagogas. Em qualquer lugar, dentro e fora da Palestina, onde residisse certo número de judeus, havia uma sinagoga.
As sinagogas estão voltadas para Jerusalém. São retangulares e no fundo há um nicho que contém um cofre com os rolos ou volumes das Escrituras. Há um estrado para o leitor e o comentarista.
Nas sinagogas reservam-se algumas poltronas para as pessoas importantes, assim como para os doutores da Lei e sacerdotes. Em Mt 23, 6 fala-se de "primeiros lugares nas sinagogas". É aí que os doutores da lei gostam de sentar.
Homens e mulheres ficam rigorosamente separados na sinagoga. Os homens sentam-se em almofadas no chão, ao passo que as mulheres com as crianças e escravos ficam de lado, parados. Há sinagogas em que a parte destinada às mulheres possui uma entrada especial, de modo que elas não tenham qualquer contato com os homens. O culto nas sinagogas só era celebrado quando estavam presentes pelo menos 10 homens livres. O número das mulheres não era levado em conta. Em certas ocasiões, alguns homens escravos eram liberados para completar o número de 10. Mulheres, crianças e escravos não tinham obrigação de assistir ao culto da sinagoga.
Por meio das sinagogas disseminadas nas cidades e campos forjam-se a mentalidade e a piedade do judeu. Através da sinagoga o judeu é guiado espiritualmente e o povo é doutrinado. Praticamente são os doutores da Lei-fariseus que animam as reuniões nas sinagogas. São eles que dirigem a celebração da palavra, supervisionam o andamento diário da comunidade, funcionam como juízes nos litígios e casos que se apresentam. Homens piedosos e conhecedores da Lei consideram como sua obrigação difundir suas ideias e sua vivência religiosa. Dessa forma aumentam a sua influência sobre o povo. As sinagogas, portanto, são como pequenas capelas, centros próximos, nas aldeias, onde se celebra a Palavra, se educa o povo, se ventilam os assuntos da comunidade e se administra a justiça. Tudo isso está nas mãos dos doutores da Lei-fariseus.
O chefe de cada sinagoga é escolhido entre os notáveis da aldeia ou do bairro, de preferência um doutor da Lei. Ele organiza a oração, designa os leitores da Sagrada Escritura e convida as pessoas a fazer o comentário do que foi lido (cf. Lc 4, 16-20). Em princípio, todos os judeus homens com mais de 12 anos (idade em que já são obrigados a frequentar) podem ler a Torá. O sacerdote não tem nenhuma função diretiva na sinagoga, nem ocupa lugar determinado.

FÉLIX MORACHO

8 comentários :

Povo em missao disse...

Obrigada por me ajudar a fazer meus estudos para o trabalho de Sagrada Escritura na Escola Mater Ecclesiae.Que o Espírito Santo continue lhe dando forças e sabedoria para realizar esse trabalho tão enriquecedor.
Fique na Paz do Senhor Jesus e mais uma vez muito obrigada.
Rosangela

Anderson Cordeiro M12 Macaé disse...

Excelente explicação, devo com muito temor e respeito acrescentar que a sinagoga foi criado pelo Edras, no período em que estava no cativeiro na Babilônia e junto com esta criação, escreveu o estatuto da sinagoga.
Estas "leis" em sua epígrafe proibia a entrada de cegos, coxos, deficientes, leprosos e outros.
Ate era permitido entrar (7) sete por vez, desde que que o príncipe da sinagora ou Líder permitisse.
Caso citado no evangelho de Mc 3.1-6, Lc 6.6-11 e sobre o Templo o Dr. Lucas fala em At 3.1-9.
Graça e Paz!
Foi um prazer seus ensinamentos
Fica na Paz do Senhor Jesus
Anderson Cordeiro M12 Macaé

Marcio oliveira disse...

Em qual lugar esta escrito sobre essa parte que as mulheres ficavam em lugares separados. Deus abençoe

Unknown disse...

Muito obrigada por esclarecer alguns assuntos relacionados a este comentário.
Fica na paz de Deus.

Unknown disse...

Gostaria de saber bem mais sobre sinagogas ,se podia entra todo tipo de pessoas enclusive pessoas com deficiencia
E se ficava sentada no mesmo lugar junto com as outras pesdoas

Juarez dos Santos Pinheiro Junior disse...

Qual a fonte que diz que os deficientes não podiam entrar?

Jefersom disse...

Qual é a fonte que vc usa sobre os 7 ??

Anônimo disse...

Ai você descobri qual e a fonte dos 7 com defeito