O QUE A FÉ CRISTÃ ENSINA SOBRE: CABALA, TARÔ E NUMEROLOGIA

A palavra "cabala" vem do hebraico "gaballah", que significa tradição ou transmissão. Designa a doutrina esotérica ou secreta dos judeus que se foi formando aos poucos desde o início da era cristã, e no século XII d. C. atingiu sua configuração mais elaborada. Resulta da fusão de textos bíblicos (o texto sagrado é básico nas especulações cabalísticas) com o panteísta e outros segmentos místicos da antiguidade e da Idade Média.
Os cabalistas assim explicam a origem da cabala: Henoque (cf. Gn 5, 21-24) ensinou ao patriarca Abraão (século XIX a. C.) uma doutrina oculta, que este transmitiu oralmente aos seus filhos e netos. No século XIII a. C., Moisés redigiu por escrito esses ensinamentos no Livro da Lei ou Pentateuco(...)

Acontece, porém, que Moisés fora iniciado nos mistérios do Egito. Por isso, escreveu em estilo simbólico, servindo-se da língua egípcia, idioma que havia chegado ao mais alto grau de perfeição.
Moisés previu que a sua mensagem, pura como era, não se conservaria nas mãos do seu povo, que peregrinava pelo deserto. Assim, com a intenção de evitar falsas interpretações, confiou as chaves do entendimento de seus escritos a homens seguros, de fidelidade comprovada, entregando-lhes de viva nvoz os esclarecimentos necessários para uma autêntica compreensão da Torá (lei).
Os discípulos de Moisés confiaram esses ensinamentos secretos a outros homens, que os passaram adiante. Assim, de geração em geração, chegou até nós essa doutrina esotérica ou oculta que os rabinos chamam de "cabala".
Dizem também os cabalistas que Moisés escreveu em caracteres "vattam"; todavia, no século VI a. C. o sacerdote Esdras os substituiu pelos caracteres hebraicos atualmente utilizados. Isso deve ter criado distância entre o texto primitivo e o atual do Pentateuco. A genuína interpretação deste foi entregue por Moisés não à tribo sacerdotal (levítica), mas a comunidades leigas de profetas e videntes, das quais a principal foi a dos essênios.
Para se conservar inalterado o texto sagrado, os profetas ditaram normas aos leitores e copistas, normas estas derivadas do esoterismo de Israel e que hoje se chamam "Masorah". Esta, juntamente com outras tradições secretas (Michná, Gemará, Targum), constitui a chamada "cabala judaica".
Foram criados baralhos ou séries de cartas, portadores de imagens simbólicas e números; estas cartas, tiradas segundo certas regras, devem definir o caráter e o comportamento das pessoas interessadas. O mais importante de tais baralhos é o tarô, que consta de 22 símbolos (Arcanos Maiores).
A cabala moderna também faz a correspondência entre letras latinas e números.
A cabala admite a reencarnação, necessária para que a alma humana possa se purificar eatingir a felicidade celeste, que consiste na plena união com Deus. Acredita também que no início da história houve o que se chamaria de "pecado original" ou uma desobediência do homem a Deus; movido pela serpente da tentação ou a concupiscência, "Adam-Kadmon" (=o homem primitivo) cedeu ao amor egoísta de si, abandonando a divindade. A fim de reencontrá-la, o homem utiliza práticas mágicas ou a magia branca, que atrai a influência de espíritos superiores.
Todos os seres humanos são dotados de faculdades mágicas, em diferentes graus; todavia, não costumam cultivá-las. O mago pode entrar em comunicação com os espíritos superiores para receber deles a instrução e sabedoria. Existe também a magia negra, que utiliza as forças invisíveis para cometer o mal; esta é condenável, porque os demônios que ajudam o mago negro na execução das suas abomináveis o levam à perdição.
A cabala é um conjunto de proposições, sem fundamento histórico, literário ou científico. Abrange a numerologia, a astrologia, a magia, a comunicação com os espíritos do além, o curandeirismo...tudo condenado pelo cristianismo.
Em todos os tempos os homens combinaram entre si letras e números, procurando deduzir oráculos ou mensagens.
É verdade aquilo que já os antigos romanos observavam: "VULGUS VULT DECIPI" (O povo quer ser enganado).

Felipe Aquino

Nenhum comentário :