UM OLHAR PROFUNDO SOBRE A MISSA E SOBRE O NOSSO CATOLICISMO

A experiência de "participar" de uma missa, saboreando cada momento litúrgico que lhe é próprio, é algo indescritível. É mergulhar no insondável e misterioso amor de Deus que se humaniza para nos divinizar, transcendendo o tempo e a história humana. Não participamos de diferentes missas, mas de uma única que não coube no tempo e no espaço, devido a sua grandiosidade. Cada celebração eucarística é um ecoar daquela ceia prodigiosa, onde Jesus selou a sua presença sacramental de uma vez por todas em nosso meio. Quão felizes e abençoados somos nós por este banquete sagrado que o Mestre nos deixou(...)
Somos os amigos convocados por Jesus que se encontram em sua casa para ouvir as suas palavras capazes de gerar vida e plenificar a nossa existência. Ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia, experimentamos, por antecipação, de uma "amostra grátis" daquilo que será a vida eterna, que começa a criar forma e concretude naquele instante, em cada gesto que fazemos ou palavra que proferimos. Semanalmente, somos convidados a relembrar neste grande encontro de irmãos, as maiores verdades de nossa fé: a humildade de reconhecer os erros e pedir perdão no Ato Penitencial, a gratidão e o louvor cheio de júbilo no momento do Glória, a capacidade de silenciar para escutar e aprender através das leituras bíblicas e das homilias, o dom de partilhar o que temos e o que somos no Ofertório e principalmente, de receber Jesus vivo, tão pequeno e tão grande naquele humilde pão ázimo, para sermos um com Ele, imitando de tal maneira o seu exemplo, que um dia repetiremos com convicção as palavras de São Paulo : "JÁ NÃO SOU EU QUEM VIVO, MAS É CRISTO QUE VIVE EM MIM". A Páscoa acontece precisamente quando nos cristianizamos e nos tornamos sinais da presença de Cristo para os outros.
A missa nunca termina, o que se encerra é a celebração. Quando o sacerdote diz: "Ide em paz e que o Senhor nos acompanhe", abre-se uma nova perspectiva, amplia-se o conceito de missa e ela passa a ser vivenciada numa outra dimensão, a da vida cotidiana. Até que, depois de alguns dias, nos reencontramos no mesmo local, na mesma casa sagrada, para como família revigorarmos nossas forças e nossas esperanças através dAquele que é o alimento por excelência. A Eucaristia é o remédio para todas as nossas feridas espirituais e emocionais, é a fonte de onde emana toda a vida cristã. Não podemos, portanto, deixar de nos alimentar deste pão eucarístico. Ele não foi feito para "anjos, seres perfeitos", mas para nós pecadores, homens e mulheres sedentos da Graça de Deus.
Viva com profundidade cada parte da santa missa, conheça a sua história e faça já a experiência de sentir Deus em sua vida. Não queremos somente igrejas cheias de fiéis, mas principalmente fiéis cheios da consciência de ser Igreja. Não é o número de vezes que vamos a missa que garante a nossa salvação, mas a forma como participamos dela e a vivenciamos no dia-a-dia. Hoje é tempo de mudança e conversão, "Kairós"! É tempo de sair desta timidez que nos faz tão apáticos diante do mundo e assumirmos corajosamente a nossa fé, custe o que custar. Só assim, seremos verdadeiramente católicos/as!

César Augusto Rocha

Nenhum comentário :