ESTUDO BÍBLICO SEMANAL - JESUS CRISTO

A NOVA ALIANÇA EM JESUS CRISTO : JESUS É O NOVO PROFETA

Depois de ter falado pelos Profetas, Deus quer falar ainda mais de perto. Quer revelar-se ainda melhor. Ele o faz através do seu Filho JESUS.
Jesus é o Profeta por excelência, o grande enviado de Deus, o seu grande mensageiro, o Filho. Muito mais do que os profetas, ele pode falar de Deus, mostrar quem é Deus.
Jesus mostra o Deus da Aliança, o Deus de amor que se dá até o fim. A bondade de Jesus, a sua misericórdia, a sua exigência, a sua doação até à morte, mostram o amor do seu Pai(...)

Jesus, por seu modo de viver e pregar, entra em choque com as autoridades do seu tempo. Jesus prega um Deus diferente, que eles não podem aceitar. Por isto o eliminam. Jesus é condenado à morte da cruz, a morte mais humilhante e escandalosa que um judeu podia imaginar.

A BOA NOVA SE ESPALHA

Mas, depois do aparente fracasso, os apóstolos de Jesus testemunham:
" JESUS ESTÁ VIVO. JESUS RESSUSCITOU! Verdadeiramente, ele é o Messias, o Cristo, o Senhor!" Fortificados pelo poder do Espírito Santo, vão anunciar
esta mensagem a todos que a querem ouvir. Surgem as primeiras comunidades cristãs e a Igreja se espalha rapidamente no mundo daquele tempo.

O ANTIGO TESTAMENTO FALA DE JESUS

Os primeiros seguidores de Jesus são judeus. Segundo seu costume, reúnem-se para ouvir as Escrituras que são, então, somente o Antigo Testamento. Mas eles começam a ler aqueles escritos com olhos novos. Tudo se ilumina com nova luz, com um novo entendimento. Eles descobrem que o Antigo Testamento fala de Jesus, veladamente, e que o anuncia como aquele que vai completar a obra de Deus, como o Messias esperado.
No Evangelho de João (5,39) Jesus diz:
" Vocês examinam as Escrituras, porque pensam encontrar nelas a vida eterna. Ora, são elas que falam a respeito de mim".
Quando Jesus aparece aos seus discípulos depois da ressurreição, ele lhes diz:
" Enquanto ainda estava com vocês, eu falei que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos".
Então abriu as mentes deles para entenderem as Escrituras Sagradas (Lc 24,44-45).
Para o cristão, a Bíblia toda é o livro de Jesus Cristo. Sua vinda é o acontecimento que divide em duas partes a história humana. Tudo pode ser visto como preparação para sua vinda ou consequência dela.

Toda Sagrada Escritura fala de Cristo, e encontra sua plenitude em Cristo, porque forma um único livro, o livro da VIDA, que é Cristo.
(Hugo de São Vítor)

Com Jesus tudo se torna novo

Com Jesus inicia um novo Reino: um reino de justiça e amor. Cristo é o novo Rei, o novo Davi.
Surge um novo Povo: todos que seguem a Jesus Cristo e se unem na Igreja de Jesus.
A antiga Lei tem sua plenitude na nova Lei do Amor. Jesus é o novo Moisés que liberta seu Povo do pecado e que caminha com ele rumo a uma nova Terra de justiça e paz. A história do Povo de Deus, o novo Israel, continua. Cristo veio renovar, aperfeiçoar e levar tudo à sua plenitude.

VAMOS REVER O CAMINHO FEITO

Por que dizemos que Jesus é o novo Profeta?
Como Jesus revela seu Pai?
Qual é a Boa Nova que os apóstolos pregam?
Qual a ligação entre o Antigo e o Novo Testamento?
Como tudo se torna novo em Jesus Cristo?
Vamos terminar nosso encontro, rezando juntos um hino em honra de Cristo, que encontramos na Carta de São Paulo aos Filipenses (2,6-11):
Jesus era da mesma condição de Deus.
Ele não considerou a situação de ser igual a Deus como alguma coisa de que não pudesse se desgarrar.
Mas ele pôs de lado a sua condição e assumiu a condição de servo, encarnando-se como homem.
Além de se comportar como homem,
chegou a humilhar-se e a obedecer até a morte e morte de cruz!
Por isso Deus o engrandeceu e lhe deu um Nome
que é maior que qualquer outro título ou posição, de modo que, ao nome de Jesus,
todo o mundo se ajoelhe:
quem está no céu,
quem está na terra,
quem está no mundo dos mortos. E, para a glória de Deus, o Pai,
todas as bocas gritem e testemunhem:

- JESUS É O SENHOR!

ABC da Bíblia (41ª Edição - 2008)

Nenhum comentário :