TRADUÇÃO BÍBLICA MAL FEITA GERA ERROS GRAVÍSSIMOS DE INTERPRETAÇÃO

A proibição bíblica de Ex 20, 4:

"Não farás para ti פסל..." (PESEL)

A tradução correta dessa palavrinha hebraica é "ÍDOLO" e não "IMAGEM". Eis o conceito de ambos os termos:

ÍDOLO - Representação de um deus ou deusa, onde se acreditava habitar um espírito.
IMAGEM - Representação de um homem ou mulher que viveu radicalmente a sua fé e alcançou a santidade.

Houve um erro histórico de tradução que precisa ser corrigido. A proibição de Deus se refere aos ídolos pagãos que eram adorados, principalmente no Antigo Testamento(...) O próprio Deus mandou que se fizessem imagens, conforme Ex 25, 18-20; Nm 21, 8-9; I Rs 6, 23-35, além de outras. As imagens sempre foram usadas por Jesus e pelos Apóstolos como instrumentos eficazes e reveladores da realidade invisível: para anunciar o Reino de Deus usaram imagens de lírios, pássaros, sal, luz, etc., coisas que estimulavam a compreensão do abstrato através de imagens retiradas do mundo concreto. São Paulo também ensina que o Deus invisível tornou-se visível em Jesus Cristo (cf. Cl 1,15).
A controvérsia iconoclasta, inspirada por correntes judaizantes e heréticas nos séculos VIII e IX, que condenava o uso das imagens, terminou com a reafirmação do culto dessas no Concílio de Nicéia II, em 787.
É relevante notar que já nas antigas Catacumbas de Roma, os antigos cemitérios cristãos, encontram-se diversos afrescos geralmente inspirados pelo texto bíblico: Noé salvo das águas do dilúvio, os três jovens cantando na fornalha, Daniel na cova dos leões, os pães e os peixes restantes da multiplicação efetuada por Jesus, o Peixe (Ichthys), que simbolizava o Cristo …
Note que esses cristãos dos primeiros séculos ainda estão debaixo da perseguição dos romanos. E eles faziam imagens e pintavam figuras. Será que eram idólatras por isso? É lógico que não, eles morriam às vezes mártires exatamente para não praticarem a idolatria, reconhecendo César como Deus e lhe queimando incenso. Ora, se os nossos mártires usavam figuras pintadas, é claro que elas são legítimas.Nas Igrejas, as imagens tornaram-se a “Bíblia dos iletrados”, dos simples e das crianças, exercendo grande função catequética. Alguns escritores cristãos nos contam isso. S. Gregório de Nissa (†394) escreveu:“O desenho mudo sabe falar sobre as paredes das igrejas e ajuda grandemente” (Panegírico de S. Teodoro, PG 94, 1248c).
Não tenhamos, pois, receio de venerar os ícones sagrados!!

3 comentários :

Anônimo disse...

Para mim fazer uma ilustração de algum fato histórico é bemmm diferente de rezar para Santo tal, Santo n sei o q

Alessandro disse...

Muito bom o artigo.

Alessandro disse...

Os santos podem orar por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A morte? De modo algum! Santo Inácio de Antioquia prometeu aos fiéis que após ser coroado com o martírio iria orar pelos seus irmãos. Olha que esse grande homem era discípulo dos apóstolos e viveu com eles. Negar a intercessão dos santos é negar a doutrina dos apóstolos.