"Não farás para ti פסל..." (PESEL)
A tradução correta dessa palavrinha hebraica é "ÍDOLO" e não "IMAGEM". Eis o conceito de ambos os termos:
ÍDOLO - Representação de um deus ou deusa, onde se acreditava habitar um espírito.
IMAGEM - Representação de um homem ou mulher que viveu radicalmente a sua fé e alcançou a santidade.
Houve um erro histórico de tradução que precisa ser corrigido. A proibição de Deus se refere aos ídolos pagãos que eram adorados, principalmente no Antigo Testamento(...) O próprio Deus mandou que se fizessem imagens, conforme Ex 25, 18-20; Nm 21, 8-9; I Rs 6, 23-35, além de outras. As imagens sempre foram usadas por Jesus e pelos Apóstolos como instrumentos eficazes e reveladores da realidade invisível: para anunciar o Reino de Deus usaram imagens de lírios, pássaros, sal, luz, etc., coisas que estimulavam a compreensão do abstrato através de imagens retiradas do mundo concreto. São Paulo também ensina que o Deus invisível tornou-se visível em Jesus Cristo (cf. Cl 1,15).
A controvérsia iconoclasta, inspirada por correntes judaizantes e heréticas nos séculos VIII e IX, que condenava o uso das imagens, terminou com a reafirmação do culto dessas no Concílio de Nicéia II, em 787.
É relevante notar que já nas antigas Catacumbas de Roma, os antigos cemitérios cristãos, encontram-se diversos afrescos geralmente inspirados pelo texto bíblico: Noé salvo das águas do dilúvio, os três jovens cantando na fornalha, Daniel na cova dos leões, os pães e os peixes restantes da multiplicação efetuada por Jesus, o Peixe (Ichthys), que simbolizava o Cristo …
Note que esses cristãos dos primeiros séculos ainda estão debaixo da perseguição dos romanos. E eles faziam imagens e pintavam figuras. Será que eram idólatras por isso? É lógico que não, eles morriam às vezes mártires exatamente para não praticarem a idolatria, reconhecendo César como Deus e lhe queimando incenso. Ora, se os nossos mártires usavam figuras pintadas, é claro que elas são legítimas.Nas Igrejas, as imagens tornaram-se a “Bíblia dos iletrados”, dos simples e das crianças, exercendo grande função catequética. Alguns escritores cristãos nos contam isso. S. Gregório de Nissa (†394) escreveu:“O desenho mudo sabe falar sobre as paredes das igrejas e ajuda grandemente” (Panegírico de S. Teodoro, PG 94, 1248c).
Não tenhamos, pois, receio de venerar os ícones sagrados!!
Note que esses cristãos dos primeiros séculos ainda estão debaixo da perseguição dos romanos. E eles faziam imagens e pintavam figuras. Será que eram idólatras por isso? É lógico que não, eles morriam às vezes mártires exatamente para não praticarem a idolatria, reconhecendo César como Deus e lhe queimando incenso. Ora, se os nossos mártires usavam figuras pintadas, é claro que elas são legítimas.Nas Igrejas, as imagens tornaram-se a “Bíblia dos iletrados”, dos simples e das crianças, exercendo grande função catequética. Alguns escritores cristãos nos contam isso. S. Gregório de Nissa (†394) escreveu:“O desenho mudo sabe falar sobre as paredes das igrejas e ajuda grandemente” (Panegírico de S. Teodoro, PG 94, 1248c).
Não tenhamos, pois, receio de venerar os ícones sagrados!!
3 comentários :
Para mim fazer uma ilustração de algum fato histórico é bemmm diferente de rezar para Santo tal, Santo n sei o q
Muito bom o artigo.
Os santos podem orar por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A morte? De modo algum! Santo Inácio de Antioquia prometeu aos fiéis que após ser coroado com o martírio iria orar pelos seus irmãos. Olha que esse grande homem era discípulo dos apóstolos e viveu com eles. Negar a intercessão dos santos é negar a doutrina dos apóstolos.
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