ÓTICA DO PREGADOR

Pregadores de religião traem, sermão após sermão, o mundo em que vivem. Eles! Não necessariamente os seus ouvintes. Se leem pouco e apenas um tipo de leitura, este conhecimento unilateral vai aparecer no seu discurso. Se não leem quase nada, Deus “vai lhes dizer” a maioria das coisas que dirão naquele momento. Chamam a Deus em socorro da sua falta de estudo e de busca pela Palavra de Deus, ou do seu desprezo pela cultura do mundo, que está lá nos livros sérios, de pensadores sérios.

Se a cabeça do pregador vive num buraco ou numa selva escura, onde a luz só entra uma ou duas horas por dia, o pregador terá um discurso de alma sôfrega, palavras repletas de assombrações, cheia de soluções rápidas, imediatas, ali, na hora, misteriosas e imediatistas(...)
Deus quer agora, Deus está me dizendo. Eu sinto que ... Encherá os seus fiéis de respostas prontas e mágicas, típicas de quem não quer nada complicado. Seu discurso lembrará os livros e filmes de terror, onde, a cada beco pode surgir um demônio ou uma alma penada. Prega certezas e garante tudo em nome de Jesus, porque lhe falta mais leitura e as luzes da esperança. A esperança é sempre mais trabalhosa do que a certeza. A esperança faz pensar e leva a buscar soluções. A certeza já vem com respostas prontas. Deus mandou você fazer isso. Faça e não discuta! Não questione! Aceite Jesus. Só não acrescentam a frase que está subentendida: do jeito que eu estou mostrando a você...

Se lesse de verdade o Santo Livro, veria que nem tudo tem solução rápida e que não basta dizer Senhor, Senhor, erguer as mãos e usar o nome de Jesus para expulsar qualquer demônio que, às vezes nem é demônio e nem sempre ele vai embora. Uma coisa é o demônio real e outro o de televisão. Religião é muito mais do que apontar uma lanterna contra um ângulo escuro e pedir que os ouvintes nos sigam.

Se o pregador vive numa colina, onde a luz brilha doze a quinze horas por dia, vai ser um pregador de luzes. Seu discurso será o de um homem esperançoso, a semear esperança e a ensinar seu povo a caminhar. Provavelmente, mais do que apontar sua lanterna para um canto escuro, ensinará os fiéis a irem lá e abrirem aquelas janelas, também em nome de Jesus!

Algumas afirmações de pregadores de hoje mostram que formação receberam e que livros andaram lendo. Quando um pregador pentecostal diz que todos ali na enorme assembleia “estão com encosto, só que ele ainda não se manifestou”, mostra o que ele pensa da presença do demônio no mundo e nas almas. Está dizendo que, até na assembleia de batizados e convertidos, que já se entregaram a Jesus naquela igreja, as sombras continuam onipotentes e o espaço continua ocupado pelo demônio. Imagine, então, o que ele pensa dos que não são da sua igreja!

Quando o pregador católico pede a Deus que mande se arcanjo Miguel expulsar os demônios daquela assembleia, está dizendo que os demônios estão lá naquela missa. Tem o Santo Livro e a eucaristia nas mãos e, assim mesmo, pede que Miguel venha com sua espada expulsar os demônios. O texto da missa nem toca no assunto, mas ele não perde a chance de incluir anjos e demônios na celebração. Não lhe basta a liturgia do dia e o que a Igreja oferece a todos os fiéis do mundo. Tem que ter a sua pitadinha de demonologia, senão não é missa de libertação. Age como se não achasse que toda a missa é libertadora. Não foi Jesus quem disse para termos confiança que ele venceu o mundo? Não estamos no Novo Testamento? Não foi São Paulo que mandou os fieis deixarem para traz as coisas de criança? ( 1 Cor 13,11; 1 Cor 3,2) Não é para isso que existe a Eucaristia? Então, de onde saiu aquele São Miguel guerreiro? De onde aqueles demônios? Não basta Jesus, se é que aquelas coisas são demônios?

Pregadores ao abrir a boca mostram o que andam ou não andam lendo. Um bom número de pregadores da mídia religiosa mostra que sabe das coisas. Mas há muitos que não sabem e acham que não precisam saber. Afinal. Deus é seu roteirista. Ele lhes diz o que devem dizer naquela hora. Mas, pelo que andam dizendo, tem gente atrás daquele ponto passando-se por Deus. Mensagem de Deus é que não é!

FONTE: PE. ZEZINHO, SCJ

Nenhum comentário :