REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - Mt 6, 24-34 - 8º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A

- “Ninguém pode servir a dois senhores.” – Servir aqui significa ser fâmulo. É ter o coração dominado pelo seu senhor. Ora, o coração humano é exclusivista. Então, o coração humano não pode ser ocupado por dois senhores ao mesmo tempo. O exemplo mais frisante é o de um jovem apaixonado por uma mulher. Jamais, poderia ele se apaixonar por duas mulheres no mesmo momento, pelo menos no sentido exato do termo “apaixonar-se”. A primeira namorada sentiria a diferença no momento em que o jovem colocasse outra no coração. Nós sabemos, por exemplo, que as esposas sentem a diferença quando o seu marido se engraçam por outra(...)

Ora, notamos que dois senhores muito ciumentos disputam, a toda hora, o coração humano. Um quer o coração tendendo para o alto, numa direção vertical: é Deus. O outro quer o coração se estendendo para os lados no sentido horizontal: é o Dinheiro. Sabemos pela experiência que, quando a riqueza começa a dominar a pessoa humana, a sua tendência é deixar ser tomada por ela ao mesmo tempo em que lhe foge, como por encanto, o interesse pelas coisas do alto, chegando até à estulta conclusão de que pode viver sem Deus. Então, está comprovado: “Nós não podemos servir a Deus e ao Dinheiro.”

- “Não vos preocupeis com a vossa vida.”

Todos nós observamos a febre que domina o homem moderno de ter sempre mais. Já observamos, pelo menos pela televisão, a gesticulação frenética dos articuladores da bolsa de valores nas horas de pico. Nada mais parecido do que um hospício! O frenesi constante dos negócios mantém certos senhores dentro de uma atmosfera própria, que além de mundana é escravizante. Se perguntarmos a eles, por exemplo, se guardam o dia do Senhor, o gesto será de perplexidade. Então, o cumprimento do conselho do Mestre é mais do que imperativo. O excesso de atividades no caso está impedindo até que o homem tome consciência dos seus destinos eternos.

Por outro lado, o sentido literal do trecho acima “Não vos preocupeis com a vossa vida” já desencadeou uma heresia “chamada quietismo, que ensinava que a gente deve viver na indiferença absoluta, deixando Deus tomar todas as iniciativas e realizá-las (por nós)”. Vide Frei Clarêncio Neotti in Ministério da Palavra – Ano A – pag. 65.

Mesmo sem chegar a tanto, sabemos que o afastar-se inteiramente das lutas diárias da vida levaria muito casal a passar fome.

- “Olhai como crescem os lírios do campo.”

O recado do Senhor dado de forma tão magistral e bonita no versículo acima deve ser acolhido por tantos que só confiam nas providências humanas para tudo alcançar. Há quem se entrega todo dia à febre do ganhar e do lucrar confiando na magia das sortes lotéricas, esquecido daquele Ser que preside à nossa vida. Afinal, quem poderá acrescentar um côvado sequer à sua estatura?

REFLEXÕES:

- Com que raça, com que gana estamos procurando o Reino de Deus? Sabemos que as bem-aventuranças são o resumo dos evangelhos e que a busca do Reino de Deus é o resumo das bem-aventuranças. Atenção nisso.

FONTE: FRANCISCO VALMIR ROCHA - MEMBRO DA PASTORAL BÍBLICA DE CAMOCIM/CE

Nenhum comentário :