ASSESSORES DA ASSEMBLEIA DAS CEB'S DE TIANGUÁ ACIMA DAS EXPECTATIVAS

“Se existe algum lugar em que se pode viver plenamente a comunhão é na comunidade eclesial de base, porque é a maneira real de ser Igreja” (D. Francisco Javier, Bispo da Diocese de Tianguá)

Conforme matéria publicada no blog “Se avexe não”, Tianguá realizou a Assembleia Diocesana das Comunidades Eclesiais de Base, trazendo para discussão aspectos que definem o rosto da Igreja, revelando também os desafios a serem superados a partir de uma nova postura das comunidades(...)


O encontro foi desenvolvido em torno do tema “CEB’s, a maneira real de ser Igreja” e lema “É preciso transformar o chão em que vivemos”. Irmã Dorotéia, responsável por desenvolver o lema, colocou fortes elementos para reflexão, utilizando a metodologia do “ver”, apontando vícios que enfraquecem a dinâmica missionária, enfatizando a transformação do chão em que vivemos como um projeto contínuo a ser desempenhado pelas CEB’s, sempre na perspectiva de superação de modelos que não fazem nexo com a vida comunitária. “Encontramos comunidades que celebram com pouca animação, sem muita dinâmica”, ponderou a assessora, que embasou sua linha de raciocínio no Documento de Aparecida na parte em que se referenda a importância das CEB’s.

No desenvolvimento do tema Central da Assembleia, D.Francisco Javier foi suscinto em várias questões “este é um tema muito forte, uma realidade difícil de aceitar” - falou, referindo-se de forma a discordar do modelo de atuação da Igreja - “teimamos em fazer uma Igreja estrutural, piramidal, que se sustenta em sua imagem e em sua organização hierárquica. Hoje precisamos viver uma Igreja não baseada em sua hierarquia, mas sim, na ação dos leigos e dos ministérios” - completou em tom de lamento, “apesar de tudo isso, ainda existem muitos leigos que são mais clericais do que até mesmo padres e Bispos” - e continuou: “A Igreja se compreende na comunitariedade e nos ministérios e vocês tem que aceitar isso”.

D. Javier destacou as Comunidades como um espaço privilegiado para a forte vivência do aspecto missionário, “as CEB’s devem ser um 'pique' missionário especializado, pois é lá, onde se provocam as relações humanas em sua diversidade, indo além da reza, assumindo um compromisso social, pois na comunidade se valoriza as pessoas tenham isso como um norte”.

Depois de uma hora e meia de palestra, o Bispo respondeu aos questionamentos da Assembleia, que falavam sobre a unidade e a relação estabelecida entre padres e comunidades. Disse não concordar com a maneira em que alguns padres visitam as comunidades, apenas para celebrar no dia dos padroeiros. Embora nas visitas pastorais realizadas nas comunidades e setores da diocese o povo tenha relatado tal situação, isso foi feito apenas de forma verbal, sendo necessário que tal reclamação seja feita também por escrito e assinada por membros da comunidade. Dentre vários assuntos e apelos feitos, destacou o processo de formação dos padres e relatou algumas situações vividas com os seminaristas. “Ao se tornar padre nunca vire um 'besta' para não perder suas raízes”, disse isto, expressando sua preocupação de Bispo para com os futuros padres.

O Bispo de Tianguá encerrou a participação na Assembleia, pedindo mais empenho para se viver a dimensão social com mais fervor e finalizou: “Se existe algum lugar em que se pode viver plenamente a comunhão é na Comunidade Eclesial de Base, porque é a maneira real de ser Igreja”.

FONTE: SE AVEXE NÃO - CEB'S


Nenhum comentário :