A JUVENTUDE TEM SEDE DE DEUS... E A NOSSA EVANGELIZAÇÃO, COMO VAI?

Muito se tem falado hoje em dia sobre o afastamento dos jovens da Igreja e porque não dizer, das questões religiosas. Realmente, temos percebido uma certa indiferença na juventude, pelo menos de parte dela, quando se trata de compromisso com a evangelização. Mas, por outro lado, existe uma "sede" intensa de Deus em alguns jovens. Se em alguns momentos, percebemos uma apatia religiosa, em outros vemos surgir uma nova geração mais consciente de sua fé e mais madura na sua experiência com Deus(...)

Talvez a raiz do problema desse repentino afastamento de uma grande parcela da juventude, esteja na nossa maneira de dialogar com esta nova geração e de proporcionar a ela momentos profundos de encontro com Deus. Urge, agora mais do que nunca, uma reflexão ampla sobre o panorama sociocultural da juventude neste mundo contemporâneo e a nossa metodologia de evangelização. Os jovens já não são mais os mesmos de ontem, estão mais conectados com o mundo e com as novas tecnologias, enfrentam de maneira muito mais crítica a fragmentação da família e o avanço do consumismo, são constantemente seduzidos pelos grandes ídolos deste mundo: O TER, O PODER E O PRAZER, em detrimento de alguns valores fundamentais. E diante dessa problemática, que avanços temos percebido na nossa maneira de evangelizar? Aliás, temos nos preparado para essa missão? Evidentemente, o Evangelho sempre será o mesmo, mas a nossa linguagem deve incorporar outros elementos ou recursos importantes. O simples fato de estarmos evangelizando através da internet, utilizando um blog ou site, já descreve bem essa nova maneira de anunciar Jesus Cristo.

O jovem precisa se sentir verdadeiramente acolhido, amado por Deus e pela Igreja. E o que é mais importante, ele necessita de modelos de fé. É aqui que entra a dimensão do testemunho. O nosso exemplo fora do ambiente eclesial, na convivência familiar e comunitária, continua sendo a forma por excelência de evangelização. Lembrei-me agora da seguinte história de nosso inesquecível São Francisco de Assis:

Um dia, Francisco de Assis convidou o irmão Leão para pregar. Saíram do convento, percorreram a praça pública e regressaram. Então, o Frade perguntou:
- A que horas vamos pregar?
- Já o fizemos, disse Francisco.
- Como se não falamos?
- Se nos assemelhamos a Cristo, aqueles que nos viram ficaram pensando nele. Já pregamos como o nosso exemplo, pois um homem que está pleno de Deus o comunica a todos…
É o que falta muitas vezes em nossa evangelização. Testemunho. As palavras convencem, mas é o testemunho que arrastam.

Muitos jovens precisam ser evangelizados e sentir o mesmo que um dia você, que hoje é engajado, sentiu. Que tal partilhar esse Cristo vivo e ressucitado com os outros? Superemos, toda e qualquer estereótipo que temos acerca da juventude. Sejamos mais compreensivos, acolhedores e dinâmicos na evangelização com os jovens. Não nos esqueçamos que “Uma gota de mel atrai mais abelhas do que um barril de vinagre”, ou seja, não é censurando a todo instante que vamos atrair essa geração, mas com uma pequena gota de carinho, paciência e ternura.

César Augusto Rocha

Um comentário :

Thiago Silveira disse...

Temos que mudar o nosso jeito de acolher melhor a juventude e deixar de lado alguns pré-conceitos que temos a cerca da juventude, quem sabe assim não tenhamos jovens mais apaixonados pelo serviço ao reino... Parabéns pelo texto!!!