TEMPO DE EVANGELIZAÇÃO E DE REENCONTRO!

Uma festa de padroeiro tem sabor de reencontro e evangelização. Nada mais interiorano, mais característico das pequenas cidades que a sua festa de padroeiro. A cidade inteira prepara-se para viver os dez dias de intensa movimentação. O clima festivo parece presente no ar, as residências recebem conterrâneos dos mais diferentes recantos, filhos que moram longe, parentes distantes, amigos que há tempos não víamos(...) Cada casa se transforma numa espécie de pousada, há gente nas ruas o dia inteiro, enfim, é um momento ímpar na vida tranquila de nossas cidades.
A Paróquia de Camocim/CE, extremo norte da diocese, se prepara para mais um momento de intensa evangelização, que ocorrerá entre os dias 12 e 22 de Novembro. Com o tema: "Senhor Bom Jesus, contigo haverá sempre fraternidade e segurança", queremos refletir sobre os diversos tipos de violência que ameaçam a segurança pública e a promoção de uma cultura de paz. Acreditando que a Palavra de Deus é fonte inesgotável de Paz e é capaz de transformar as estruturas injustas de nossa sociedade, queremos ao longo desses dez dias intensificar o anúncio do Evangelho, proporcionando ao povo de Deus que se concentra todos os anos na Praça da Matriz, um momento de revigoramento, congraçamento e fortalecimento da dimensão missionária.
O grande protagonista e patrono desta festa, é ninguém mais e ninguém menos que o próprio Senhor do Universo com um título que nos é muito caro, tendo em vista a realidade litorânea, Bom Jesus dos Navegantes. De origem lusitana, esta devoção incorporou elementos muito próximos de nossa realidade local, cuja principal atividade econômica, ainda é a pesca. Somos gratos ao Senhor da Messe, que faz de nós pescadores de homens, por tantas maravilhas e dádivas que d'Ele recebemos cotidianamente.
Conservemos essa tradição religiosa que herdamos dos nossos antepassados. Participemos ativamente das celebrações, adorações eucarísticas, novenários e demais atividades de nosso festejo. Que este continue sendo um momento de evangelização, mas também de reencontro, para que juntos sejamos uma Igreja verdadeiramente profética e missionária.

Nenhum comentário :