
"Ó maravilhosa altura e dignação que nos espanta!" - exclama o seráfico São Francisco. "Ó humildade sublime e humilde sublimidade, que o Senhor do Universo, Deus e Filho de Deus, tenha querido humilhar-se a ponto de esconder-se sob a pequena figura do pão, por nossa salvação!
Contemplai irmãos, até que ponto Deus desceu!...E, a partir daí, não reserveis mais nada para vós mesmos, a fim de que sejais inteiramente acolhidos por aquele que se dá todo a vós". E Santo Afonso de Liguori acrescenta, com aquela sua afetuosa ternura: "Meu Jesus! Que invenção amorosa, foi esta do Santíssimo Sacramento, divirdes esconder-vos debaixo das aparências do pão para fazer-vos assim amar e encontrar por quem vos deseja!". Que o pensamento do sacerdote que nos dá Jesus cada dia e o da Bem-aventurada Virgem Maria, que é a Mãe gloriosa de Jesus e de todos os Sacerdotes, esteja sempre presente em nosso afeto para com o Santíssimo Sacramento; porque a Eucaristia, Nossa Senhora e o sacerdote são inseperáveis, do mesmo modo que, no Calvário foram inseparáveis Jesus, Maria e João Evangelista.
A DIMENSÃO SÓCIOTRANSFORMADORA DA EUCARISTIA
Afinal de contas, o que significa mesmo comungar ou receber Jesus Eucarístico?
Comungar é aderir ao projeto salvífico-libertador de Jesus Cristo sendo um sinal de transformação na sociedade. É entrar na dinâmica da partilha e do amor colocando-se a serviço de Deus e dos irmãos.
Infelizmente uma parcela da própria Igreja ainda não compreendeu essa proposta de Jesus. Nossas lideranças ainda são muito tímidas diante da conjuntura social e não exercem o seu profetismo.
“Onde estão os profetas de hoje?” Os poucos que ainda resistem são silenciados. É muito cômodo viver uma espiritualidade desencarnada da vida, sacramentalista e sem implicações concretas nas estruturas humanas e sociais. Em meio a tantos desafios aparece como referencial a figura de D. Hélder Câmara, bispo cearense que teve um papel primordial durante a ditadura militar.
A Eucaristia é altamente comprometedora e implica numa verdadeira conversão. Quem comunga com Jesus Cristo e não comunga com a dor e o sofrimento de tantos irmãos, não entendeu o verdadeiro sentido da Eucaristia.
"Quando Jesus está presente corporalmente em nós (pela Eucaristia), ao redor de nós montam guarda de amor os anjos" - São Boaventura.
"A Eucaristia é o amor que supera todos os outros amores no céu e na terra" - São Bernardo.
"Por toda Missa devotamente celebrada muitas almas saem do Purgatório, voam para o céu" - São Jerônimo.
"A Eucaristia é o sacramento dos sacramentos: todos os demais sacramentos estão ordenados a este como a seu fim" - Santo Tomás de Aquino.
"Este Pão do Céu (a Eucaristia) requer que tenha fome; Ele quer ser desejado" - São Gregório de Nazianzeno.
"Tanto vale a Santa Missa quanto vale a morte de Jesus na Cruz" - Santo Tomás de Aquino.
"O tempo passado diante do Sacrário é o tempo mais bem empregado da minha vida" - Santa Catarina de Gênova.
"A vida nova que Cristo nos dá na Eucaristia converte-se para nós em remédio de imortalidade, antídoto contra a morte e alimento para vivermos sempre em Jesus Cristo" - Santo Inácio de Antioquia.
AURELIANO DIAMANTINO SILVEIRA
Nenhum comentário :
Postar um comentário